2018/07/21

Júpiter ganha 12 novas Luas - incluindo uma "Valetudo"


As coisas ficaram ainda mais congestionadas para os lados de Júpiter, com a descoberta de 12 novas luas que elevam o total de luas (conhecidas) deste planeta para 79.

Como maior planeta do Sistema Solar, Júpiter contava já com o maior número de luas conhecidas; um número que agora aumentou ainda mais (embora 26 ainda estejam a aguardar confirmação oficial). A descoberta destas luas foi feita por acidente, por uma equipa que estava a observar os confins do nosso sistema solar em busca do misterioso Planeta X que alguns astrónomos acreditam existir para lá da órbita de Plutão. Duas destas luas agora descobertas estão em órbitas próximas do planeta e seguem o seu sentido de rotação; nove delas estão em órbitas mais afastadas e seguem em sentido contrário ao da rotação.


E depois, temos a mais pequena lua descoberta até ao momento - a Valetudo - com menos de 1km de diâmetro, que é uma verdadeira curiosidade científica, pois está numa órbita "suicida" que atravessa a zona das luas mais afastadas, mas em sentido contrário.

Isto aumenta drasticamente o risco de uma colisão violenta, que se acredita já ter acontecido com luas maiores no passado, sendo estas novas luas resultantes desses eventos. Esperemos que se tal vier a acontecer, possa ser algo que venha a ser registado de local privilegiado, por uma sonda enviada para o efeito. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)