2018/07/30

Análise do consumo de electricidade pode prever tráfego matinal


A rede de distribuição de energia eléctrica é uma autêntica maravilha da engenharia moderna, mas há ainda muito que se pode aprender com ela, incluindo a previsão do trânsito matinal que se pode esperar.

Os congestionamentos diários matinais são uma verdadeira praga da sociedade actual, fazendo desperdiçar milhões de horas todos os dias (para não falar do desperdício de combustível dos veículos nas filas de trânsito e respectivas emissões poluentes). Investigadores da Carnegie Mellon University no Texas fizeram um estudo que poderá ajudar a gerir melhor o trânsito, prevendo com bastante precisão quando é que os cidadãos irão sair de casa a partir dos seus consumos de electricidade.

Os investigadores analisaram dados referentes aos consumos de electricidade de 322 residências, e para além de conseguiram diferenciar entre os diferentes estilos de vida desses lares (pessoas que se deitam cedo, pessoas que se deitam mais tarde, etc.) conseguiram também relacionar isso com o volume de tráfego no dia seguinte. Por exemplo, se houvesse uma alteração no padrão que revelasse que em determinado lar os ocupantes se tivessem deitado mais cedo, era bastante provável que no dia seguinte iria sair de casa também mais cedo que o habitual.

As previsões foram suficientemente acertadas para serem bastante mais fiáveis que os métodos actualmente em curso, que apenas determinam o congestionamento quando ele já está a entupir as estradas... faltando agora saber de que forma é que isso poderá ser utilizado para ajudar o fluxo de trânsito e minimizar o "sofrimento" dos condutores; assim como também ser utilizado para prever o consumo de energia, à medida que a sociedade for migrando para automóveis eléctricos que terão que ser recarregados.

1 comentário:

  1. Extraordinário! Agora com o RGPD já se pode arriscar um bocado com estes sistemas sem que haja o medo de venderem os dados a sabe-se lá quem.

    ResponderEliminar