2018/07/25

Backblaze revela relatório de fiabilidade dos discos


Com mais de 100 mil discos em actividade, a Backblaze continua a ser uma referência valiosa que partilha os relatórios de erros que vai encontrando, ajudando-nos a saber quais são os discos mais problemáticos a evitar e aqueles que serão mais recomendados.

Os discos são daqueles componentes a que muitas pessoas não dão qualquer importância... até ao dia em que avariam e levam consigo terabytes de dados (backups! backups! backups!) Para os que já vão pensando num NAS ou que se preocupam em escolher os discos com um pouco mais de cuidado, torna-se revelador espreitar os relatórios de erro dos discos da Backblaze.



Tendo em conta a evolução para os discos de maior capacidade (a Blackblaze está a trocar os seus discos de 4TB por discos de 12TB e 14TB - sendo que para estes últimos ainda são demasiado recentes para tirar alguma conclusão) e que também serão esses os discos que provavelmente interessarão a quem está a pensar em criar um NAS para manter os seus dados a longo prazo, o modelo que se destaca neste relatório é o Seagate de 10TB (ST10000NM086).



Embora o Seagate de 12TB também se tenha portado razoavelmente bem, com uma taxa de falhas anual de 1.12%, a versão de 10TB tem tido um desempenho bastante superior, com uma taxa de apenas 0.32%. Nos discos de 8TB a taxa de falhas anual também se tem mantido perto do 1% para os modelos da Seagate e nos 1.18% para o modelo da HGST.

Portanto, se estiverem a considerar a compra de um disco de 8TB a 12TB, a Seagate parece ser uma boa aposta, especialmente o modelo de 10TB.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)