2018/07/19

Blue Origin testa separação da sua cápsula com sucesso


A empresa espacial de Jeff Bezos deu mais um passo em frente no sentido de levar pessoas até ao espaço, superando com sucesso mais um importante teste da separação de emergência da sua cápsula.

Este era um teste crítico para avaliar a segurança da sua cápsula para transporte de pessoas, e deixa a Blue Origin bem encaminhada para que potencialmente possa fazer fazer o primeiro teste com tripulação ainda antes do final deste ano, o que seguramente iria aumentar a pressão sobre a SpaceX (e embora um pouco de concorrência seja saudável, convém relembrar que estamos a falar de coisas em que não convém acelerar demasiado as coisas - como já se viu com o acidente mortal da nave da Virgin Galactic.

Neste lançamento foi usado um foguete New Shepard que já tinha sido lançado duas vezes, marcando o 9º lançamento com sucesso da Blue Origin, e que tal como os foguetes da SpaceX, aterrou suavemente depois de ter cumprido a sua missão. Infelizmente o vídeo que se segue não mostra a aterragem da cápsula (com para-quedas) que foi apenas confirmada por Jeff Bezos com uma foto num tweet - nota: afinal aparece no vídeo, aos 46 minutos.

No interior da cápsula viajava um manequim que sofreu acelerações máximas de 10G, mas que a equipa da Blue Origin diz serem perfeitamente suportadas por humanos, uma vez que se tratam de acelerações momentâneas e que os tripulantes vão sentados em posições que facilitam esse processo.


2 comentários: