2018/07/31

Chrome quer poupar memória equiparando páginas web a apps


O Chrome não é conhecido por ser poupado na memória RAM utilizada, mas poderá em breve ser mais eficiente aplicando às páginas web alguns dos ensinamentos aprendidos com as apps nos sistemas mobile.

Quem utiliza o Chrome saberá que facilmente este browser pode ocupar vários gigabytes de RAM quando se começam a manter múltiplas páginas abertas, e não ajudou o facto de no recente Chrome 68 se ter começado a testar o "site isolation", que cria processos independentes para cada site que se visite (o que gasta ainda mais memória).

Felizmente, também no Chrome 68 começou a ser implementado o Page Lifecycle Interface, que permite que as páginas web - e web apps - tenham uma melhor cooperação na forma como o browser as gere. De forma idêntico ao que acontece com os processos das apps num smartphone, em que esses processos podem ser suspensos ou terminados conforme os recursos do sistema, também o Chrome poderá fazer uma melhor gestão das apps que deverão permanecer abertas, em estado suspenso ou adormecido (com limitação de recursos a que têm acesso), ou até completamente encerradas, fazendo o seu recarregamento completo quando for necessário.

O problema é que para isto os sites e web apps terão que ser modificados de modo a darem estas indicações ao Chrome, algo que poderá demorar ainda bastante tempo a acontecer, não havendo também qualquer garantia que os developers o façam da forma devida (não me surpreenderia ver a maioria dos sites a dizer que as suas páginas têm que estar sempre activas). Isto é um sistema independente do "Automatic Tab Discarding", que também liberta da memória páginas abertas quando o sistema começa a ficar com pouca memória, e que continuará a funcionar no Chrome (esperando-se é que deixe de entrar em acção tantas vezes, caso as páginas e web apps tirem bom partido deste Page Lifecycle Interface).

2 comentários:

  1. A extensão The Great Suspender não faz o mesmo efeito?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenta fazer, mas não é tão eficiente (continua a gastar recursos numa "página falsa"). Para isso o Chrome já tem o "tab discard" quando o sistema tem pouca memória, que faz de forma mais eficiente o que o Great Suspender faz - só é pena não nos deixarem activar aquilo manualmente para cada página quando se quer. :)

      Eliminar