2018/07/16

Chrome testa design "arredondado"


A mudança de visual do Chrome, que tem permanecido praticamente inalterado nos últimos anos, está a aproximar-se e como será de esperar em qualquer produto usado por milhares de milhões de pessoas... não irá agradar a todos.

A Google já está a testar o novo design nas versões de desenvolvimento do Chrome, e aquilo que desde logo salta à vista é a substituição das "tabs" trapezoidais por umas mais rectangulares mas com cantos arredondados, sendo que também a omnibar fica arredondada.
Embora a questão dos cantos arredondados possa não agradar a todos, o resultado parece ser visualmente mais "limpo", permitindo uma separação mais demarcada das páginas que se tem no browser, e também permitindo mais facilmente identificar qual a página activa.
Isso é algo que se torna particularmente visível - e necessário - no modo incógnito, que actualmente, e para quem tiver dezenas de tabs abertas, se transforma numa verdadeira missão impossível (detectar qual das tabs é que está seleccionada)! Nem que fosse apenas por isso, já seria uma excelente evolução de design. :)

Obviamente, sendo uma alteração da Google, já sabemos que há uma coisa a que não podemos escapar: mais "white space". Enquanto o actual Chrome dedica 66 pixeis à secção das tabs e omnibar, o novo design aumenta isso para os 73 pixeis... só porque sim.

Esse espaço extra também foi aplicado à lista de sugestões / histórico da omnibar, que apresenta os urls com espaço mais confortável entre os elementos. Mesmo não sendo um grande fã de desperdiçar espaço nos nossos monitores (que por conta destas coisas, vão crescendo em tamanho e resolução mas apresentando cada vez menos informação), confesso que estas são alterações que me parecem perfeitamente aceitáveis.

Como é habitual nestas coisas, muito pode ainda mudar até que estas alterações que estão a ser testadas cheguem à versão oficial pública do Chrome. Desde que não comecem a desperdiçar mais espaço noutras coisas, e eventualmente nos deixem a possibilidade de manter os cantos "menos redondos"... parece-me que não haveria muito por onde criticar estas alterações.

2 comentários:

  1. Engraçado que esse design de tabs era o design que o Firefox tinha há pouco tempo mas mudou

    ResponderEliminar
  2. Há bem mais de uma semana que isto está no Canary...

    ResponderEliminar