2018/07/15

Flatmobile é um carro com 19" de altura


Estão a visualizar umas jantes de 19" num automóvel? Agora imaginem ter um automóvel completamente funcional nessa altura, pois é isso que temos neste Flatmobile.

Quem o vir pela primeira vez poderá ser levado a pensar que algo de muito grave aconteceu para "espalmar" um carro à altura total dos seus pneus; mas a verdade é que se trata de um carro que começou a ser construído em 2006 com o objectivo de obter o recorde do Guinness do carro mais baixo - galardão que o Flatmobile veio a conseguir em 2008, com a sua altura de 19" (cerca de 48cm).


Aliás, considerando que o carro consegue superar irregularidades na estrada de até 5cm, a verdade é que a altura real efectiva do carro até poderia ser tecnicamente mais pequena... se se assumisse que ele poderia andar sempre em estradas asfaltadas em perfeitas condições; mas acho que não será necessário chegar a tal ponto.


Para um carro único como este temos também um motor único, o que neste caso se traduz por uma turbina que complementa o modesto motor convencional de 875cc. Trabalhando a 100 mil RPMs e com possibilidade de se ligar um afterburner para criar um jato de fogo na traseira do veículo. Algo que no mínimo ajudará a evitar aqueles condutores que acham que têm que conduzir a poucos centímetros de distância do veículo da frente. Por outro lado, há que ter em conta que na sua potência máxima estamos a falar de um gasto de 227 litros de combustível por hora... pelo que não ficará barata a brincadeira.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)