Esqueçam as ideias dos carros voadores, a Opener diz que o seu BlackFly já está certificado para utilização nos EUA, e disponibiliza um ultra-versátil veículo de transporte aéreo pessoal, 100% eléctrico e anfíbio.
Com um design que seguramente irá fazer disparar os avistamentos de OVNIs em todas as áreas por onde passar, o BlackFly da Opener tem um design idêntico ao de um cockpit com uma asa fixa à frente e atrás, onde estão situados quatro motores e hélices. Para que não se pense que isto é um "drone" feito à pressa, o sistema conta com redundância tripla nos sistemas críticos, e até o sistema das baterias é distribuído e isolado.
Embora tenha capacidade de aterrar e levantar a partir da água, na realidade não é isso que o fabricante aconselha que os utilizadores façam, sendo recomendado utilizarem algo mais comum como um terreno relvado, ou até asfalto.
Embora nos EUA a certificação ultra-light tenha obrigado a limitar algumas das suas capacidades para conseguir enquadrar-se na classificação "ultralight", o BlackFly pode atingir velocidades de 130Km/h e uma autonomia de 64Km na sua versão internacional. Para quem for mais desconfiado, há também a hipótese de se instalar um paraquedas de emergência como backup.
Só é pena não dizerem o preço... mas de resto parece-me aproximar-se bastante do que seria preciso para se ter um "avião pessoal" para viagens rápidas de curta distância em zonas altamente congestionadas. E se o consumo de energia é menor que o de um carro eléctrico para distância percorrida, aplicado a um serviço estilo Uber significaria que poderia ter preços ainda mais reduzidos que as das viagens de automóvel. :)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)