2018/07/15

Xbox One S e X vão suportar Dolby Vision


Depois do suporte para HDR e som Atmos, as Xbox One S e Xbox One X estão agora prestes a integrar o restrito conjunto de dispositivos que suportam Dolby Vision - funcionalidade que já está a ser testada nas versões beta do sistema.

Ao contrário do sistema HDR normal (HDR10), que define uma gama de brilho e cor para todo um filme, o Dolby Vision permite ter uma informação de cor ampliada (12-bit) e gama de brilho dinâmica (até 10000nits) que podem ser ajustadas de forma independente para cada frame - no HDR10 temos um máximo de 4000nits, 10-bits de cor, e ajuste fixo para todo o filme. Actualmente, só a Apple TV 4K e o Chromecast Ultra da Google suportam Dolby Vision e Dolby Atmos; pelo que será uma excelente notícia ver a Microsoft a juntar-se a este grupo com o Dolby Vision a chegar às Xbox One S e One X.

Infelizmente, parece que por agora esta funcionalidade estará apenas disponível para apps de streaming, como o Netflix, não se sabendo se a MS tem intenções de ampliar este suporte aos discos físicos (mas esperemos que sim... pois não há justificação para penalizar os utilizadores que ainda gostarem de usar "rodelas de plástico").

Actualização: confirma-se, também vai chegar aos Blu-ray UHD!

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)