2018/07/12

Gboard com código Morse chega ao iOS e com jogo para acelerar aprendizagem


A Google mostrou-nos o seu teclado Gboard com suporte para código Morse pouco depois da sessão de abertura do Google I/O 2018, e agora é vez dessa funcionalidade ficar disponível também para os utilizadores iOS.

Teclar usando pontos e traços pode parecer anacrónico num mundo onde muitas pessoas já comunicam quase exclusivamente usando emojis, mas há que ter em conta todo um universo de pessoas com mobilidade reduzida que de bom grado trocam todos esses avanços tecnológicos pela possibilidade de escreverem usando apenas duas teclas.

Quando se activa o modo Morse no Gboard, temos acesso a duas teclas de tamanho gigante para o ponto e o traço, mas continuando a ter acesso a comodidades como a sugestão de palavras no topo. E para que o facto de não saber código Morse seja impeditivo, a Google disponibiliza também um jogo de aprendizagem de Morse - com o qual diz que qualquer pessoa conseguirá "desenrascar-se" perfeitamente ao fim de apenas uma hora de treino, através de uma combinação de mnemónicas visuais para memorizar as letras mais frequentes.

Quem se quiser aventurar neste mundo da escrita minimalista pode assim recorrer ao teclado que provavelmente já utiliza no seu smartphone; e penso apenas que continuaria a faltar um modo de uma só tecla no ecrã (ou até através da detecção de vibração dos toques dados no smartphone) para que se pudesse escrever sem se tirar o smartphone do bolso. :)

1 comentário: