2018/07/25

Google Cloud Next 18


O evento Cloud Next 18 da Google está a decorrer em São Francisco e são muitas as novidades relacionadas com a cloud, Inteligência Artificial, e G-Suite.

Embora a maioria das novidades seja destinada às infraestruturas e coisas que se passam longe do olhar dos utilizadores finais, temos ainda assim algumas novidades que serão bem visíveis, especialmente as que dizem respeito ao G Suite, e que trazem coisas como sugestões automáticas ao escrever emails no Gmail, respostas automáticas no chat do Hanhouts, ou as sugestões gramaticais no Google Docs - dando uso à potência da inteligência artificial para supostamente serem bastante mais potentes e inteligentes que os sistemas tradicionais (algo que iremos descobrir à medida que for sendo disponibilizado).

As coisas anunciadas na Cloud Next 18 são mais que muitas (mesmo considerando que se referem apenas às coisas do primeiro dia do evento); mas aqui fica uma versão ultra-resumida:

  • Cloud AutoML Vision, Natural Language, e Translation, disponíveis agora em Beta - Agora, a API Cloud Vision reconhece letra manuscrita, suporta tipos de arquivos adicionais (PDF e TIFF) e pesquisa de produtos e pode identificar a localização de um objecto numa imagem. Melhorias no Cloud Text-to-Speech, como o acesso multilingue a vozes geradas pela tecnologia DeepMind WaveNet. No Speech-to-Text foi incluída a capacidade de identificar o idioma falado e os diferentes intervenientes numa conversa e o reconhecimento multi-canal de modo a que seja possível gravar cada participante separadamente.

  • Contact Center AI - agora disponível em Alpha - O objectivo é capacitar as pessoas dos centros de contacto bem como os clientes que dependem deles. Foi criada uma solução completa com parceiros que inclui o Dialogflow Enterprise Edition, bem como recursos adicionais que são particularmente úteis para contact centers - todos com o compromisso de usar uma abordagem de IA responsável e centrada no ser humano.

  • Novidade do G Suite - Ferramenta de investigação do centro de segurança; Data regions; Respostas inteligentes no Chat de Hangouts; Escrita inteligente; Sugestões gramaticais no Google Docs; Comandos de voz no Hangouts Meet hardware (disponível no final do ano para alguns clientes)

  • Cloud Services Platform - Service mesh: disponibilidade do Istio 1.0 em open source, Managed Istio, e Apigee API Management para Istio; Computação Híbrida: GKE (Google Kubernetes Engine) On-Prem com multi-cluster management; Policy enforcement: GKE Policy Management; Ops tooling: Stackdriver Service Monitoring; Serverless computing: GKE Serverless add-on e Knative, uma framework open source serverless; Developer tools: Cloud Build

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)