2018/07/23

LineageOS ganha nova recovery e suporte para mais smartphones


No mundo das custom ROM o LineageOS é um nome incontornável, sucessor do famoso CyanogenMod. O LineageOS é hoje em dia a principal opção para quem procura uma versão Android alternativa à oficial, e no Changelog 19 os responsáveis do projecto anunciaram várias novidades, desde uma nova direcção, mais equipamentos suportados, e uma nova custom recovery.

Nova liderança

Abhisek Devkota (aka “ciwrl”) abandonou o seu cargo de director após 9 anos de ligação ao CyanogenMod e mais recentemente ao LineageOS. Para o seu lugar, foi eleito Kevin Haggerty (aka “haggertk”).

Novos equipamentos suportados pelo LineageOS

O LineageOS 15.1 é a versão que corresponde ao Android 8.1 Oreo. Depois de um início com poucos equipamentos a correr esta versão, actualmente já é possível ter o LineageOS em vários smartphones, como é o caso da algumas variantes do Samsung Galaxy S5, Motorola Moto Z2 Force e o velhinho OnePlus One.

Nova Custom Recovery

A TeamWin Recovery Project (TWRP) tem sido a opção para quem pretende instalar uma custom ROM. Devido às limitações dos smartphones com sistema de partições A/B, equipa do LineageOS resolveu criar a sua própria custom recovery, para simplificar a instalação da ROM nos equipamentos com partições A/B, sendo que também vai funcionar nos outros smartphones (não A/B).

Novas funcionalidades

As novidades "visíveis" não são muitas, mas são sempre opções que podem interessar a quem utiliza o LineageOS.
  • Dark UI renovada
  • Nova interface Trust
  • Actualização do Security Patch


A parte mais positiva de tudo isto é ver que o projecto continua a singrar com uma evolução saudável, e esperemos que assim continue, para afastar os receios de que se possam vir a repetir os erros do Cyanogen.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)