2018/07/04

Seagate lança SSD BarraCuda


A Seagate tem tentado manter-se focada nos discos rígidos mecânicos, mas agora parece reconhecer (finalmente) que não podem ignorar os SSDs, lançando um SSD BarraCuda.

O nome Barracuda está intimamente ligado à marca e é/era sinónimo de discos fiáveis e com excelente desempenho, e será seguramente isso que a Seagate pretende evocar com este SSD destinado ao mercado de consumo. O BarraCuda SSD vai estar disponível em versões de 250GB, 500GB, 1TB e 2TB, e oferece velocidade de leitura de até 540MB/s e escrita até 520MB/s - valores que, por si só, não se destacam dos demais SSDs SATA desta gama.

A grande questão será perceber até que ponto a Seagate investiu no desenvolvimento e produção deste SSD, e se se deu ao trabalho de criar o seu próprio firmware para garantir o máximo desempenho e fiabilidade, ou se se limitou a usar um design de referência dos fabricantes dos controladores... sendo que neste caso, pouco ou nada haverá para o tornar mais apetecível que qualquer outro SSD no mercado.

Os BarraCuda SSD deverão ficar disponíveis na Amazon ainda este mês, em quantidade limitada, e chegar ao mercado em maior volume em Setembro.

2 comentários:

  1. Anónimo4/7/18 11:39

    Estou a ver que a gama Barracuda evoluiu muito. Antes dava muita "barracada". Não eram muito fiáveis há uns bons anos atrás.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso já foi na fase em que se começaram a aproveitar do "nome"... :)

      Eliminar