2018/07/09

Vedetas enfrentam exército de contas falsas na Internet


Se receberem uma mensagem de um vosso ídolo na internet, não fiquem imediatamente em estado de euforia pois o mais provável é que seja apenas uma das muitas contas falsas que vão tentando enganar os fãs.

O problema do roubo de identidade é algo bem real e que pode afectar qualquer pessoa; mas as vedetas tornam-se alvos preferenciais para este tipo de esquemas. Um recente estudo descobriu que existem 9 mil contas falsas no Facebook, Instagram e Twitter que se fazem passar pelas 10 pessoas mais populares no Instagram. Infelizmente, aquilo que até poderia ser um caso cómico de pessoas a fazerem-se passar por vedetas, tem resultados reais bem marcantes e traumatizantes, quer para as vedetas quer para os fãs que são arrastados para estas situações.

Há pessoas que fazem pedidos de divórcio e abandonam as suas famílias, depois do seu suposto ídolo dizer que está loucamente apaixonado por si e que não pode viver sem ela; há pessoas que enviam centenas ou milhares de euros para demonstrarem que estão realmente dispostas a acatar os desejos das suas estrelas preferidas; enfim... um sem número de esquemas que causa vítimas a duplicar: alguns destes artistas têm dificuldade em lidar com estes casos, arriscando-se enfrentar a fúria das pessoas afectadas, que erradamente continuam a pensar que são eles os verdadeiros responsáveis... quando na realidade não têm qualquer controlo sobre isso.


É assustadoramente simples fazê-lo: não faltam locais onde criar emails gratuitos; não faltam fotos disponíveis na internet que podem ser usadas para embelezar a página de perfil; e com simples copy-paste dos conteúdos das pessoas reais, em pouco tempo se tem uma presença online que se torna difícil de distinguir da sua conta real - pelo menos, até começarem a surgir os primeiros sinais de alerta, como pedir dinheiro, promessas de amor, pedir para instalar isto ou aquilo, etc.

As plataformas dizem estar a fazer todos os possíveis por remover e impedir a criação de contas falsas, mas a verdade é que se uma empresa externa conseguiu facilmente detectar 9 mil contas falsas, fica demonstrado que há ainda muito por melhorar. E não só para estas vedetas como para toda e qualquer pessoa comum - que muitas vezes se sente completamente impotente ao ver um imposto assumir a sua identidade online sem dispor de ferramentas para lidar com essa situação.

2 comentários:

  1. A aldrabices na NET está cada vez mais sofisticada.
    Acho que vale a pena ver este anúncio de um iPhone X por €1. Até comentários criaram. Se não fosse uma "portuguesa" no post a dizer que tinha gasto poucos copéques (os cêntimos russos) quase passava por verdadeiro :)
    https://tips601.money-and-business.com/pt-rc/pt-ip1-359/


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bastava as pessoas usarem a cabeça, iphones a 1€ sem nenhuma contrapartida? sinceramente.

      Eliminar