2018/07/23

WD já testa 3D NAND de 96-camadas com 166GB


O crescimento das memórias digitais não pára de aumentar, e a Western Digital já está a testar os seus chips 3D NAND QLC de 96-camadas, que têm uma capacidade de cerca de 166GB.

Este chip com capacidade para 1.33Tb surge como uma surpresa, já que se esperava que a WD (e a Toshiba, que trata da produção) iriam ter um processo de progressão mais lento, aumentando progressivamente as capacidades de 256Gb a 1Tb. O facto da WD ter dado o salto directamente para um chip de 1.33Tb / 166GB significa que está satisfeita com as provas dadas por esta tecnologia nos chips já existente, ao ponto de dar um salto directamente para os chips de maior capacidade.

Estes chips facilitarão a criação de SSDs e cartões de memória de alta-capacidade, pelo que em breve deveremos começar a ver novidades na linha SanDisk (e também pode explicar porque se têm visto promoções que deixam o microSD SanDisk Ultra de 400GB a preço reduzido de 156 euros, e os SSD 3D de 500GB a 105 euros).

Seja como for, é bom ver a WD continuar em força neste sector, para que o mundo das memórias NAND não fique completamente na mão da Samsung.

2 comentários:

  1. 'Engraçado' usarem Bits em vez em bytes no artigo, para chips de armazenamento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nos chips é habitual usar-se os bits como unidade.

      Eliminar