2018/08/16

Alexa e Cortana já falam entre si


O mundo dos assistentes digitais fica a partir de agora um pouco menos fechado, com a possibilidade de se utilizar a Cortana a partir da Alexa, e a Alexa a partir da Cortana.

Com quase um ano de atraso (esta funcionalidade de interoperação foi anunciada em 2017 e supostamente deveria ter sido lançada no final desse ano) a colaboração entre Microsoft e Amazon dá finalmente frutos, possibilitando a utilização da Cortana e Alexa a partir de ambas as plataformas.

Por agora esta funcionalidade está limitada apenas aos EUA e, mesmo com um ano de atraso, demonstra ter ainda muito que evoluir. Para se utilizar a Alexa a partir da Cortana é necessário dizer algo como "Hey Cortana, open Alexa" seguido do comando para a Alexa, enquanto que no sentido oposto é necessário dizer "Alexa, open Cortana" - algo que, idealmente, deveria ter sido reduzido a um simples "Hey Cortana" ou "Alexa" para que imediatamente o pedido fosse direccionado para o serviço correspondente.

Mas pronto, o mais importante é que este primeiro passo tenha sido dado, sendo agora uma questão de tempo e evolução até que o acesso aos assistentes digitais se possa tornar mais versátil, eventualmente permitindo que se instalem vários num mesmo dispositivo, para que depois se possa utilizar o que se quer dizendo o seu nome.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)