2018/08/07

Android 9 é Android Pie e já está a caminho dos Pixel


Sem grandes alaridos, a Google revelou finalmente que o Android 9 "P" representa afinal Android Pie, e já começou a ser disponibilizado nos smartphones suportados... mas de forma incompleta.

O Android Pie adopta o novo estilo de design da Google (o chamado Material Design 2.0) e vem com novidades a todos os níveis, tanto a nível de optimizações nos bastidores (incluindo aprender que apps utilizamos e quando, impedindo que apps que não utilizamos gastem recursos) como algumas alterações que poderão ser indicados de alterações com implicações a mais longo prazo, como as App Actions e as App Slices.



As App Actions pretendem fazer com que os utilizadores passem menos a procurar as coisas que querem fazer, com sugestões inteligentes que lhes são apresentadas pelo sistema em função do dia, hora, localização, etc. As App Slices serão ainda mais inovadoras, pois permite que as apps apresentem partes do seu interface directamente no Google Assistant, dando um passo no sentido das apps se tornarem em "extensões" que permitem uma fácil interacção a partir de outros interfaces ou modos de utilização.

Infelizmente, embora o Android Pie já esteja a ser disponibilizado para os Pixel, algumas destas funcionalidades só serão activadas daqui por alguns meses, incluindo o "Digital Wellbeing" que permitirá manter um registo do tempo gasto em cada app, assim como definir limites de utilização para cada uma delas.

É algo que não deixa de ser um pouco estranho... um lançamento apressado de um Android P "incompleto"? Para isso não seria mais prático simplesmente mantê-lo no estatuto "beta" até que estivesse tudo pronto? Enfim, eles lá saberão; da nossa parte queremos é ver se com o Project Treble este Android 9.0 Pie conseguirá rapidamente chegar a todos os modelos que foram lançado com Android 8.

1 comentário:

  1. Concordo com a estranheza de apressar o lançamento.
    A unica justificação de que me lembro é que não estivessem a ter a quantidade de feedback desejado, com o BETA program e, deste modo, ficam com beta users em maior número... batota, claro..

    ResponderEliminar