2018/08/26

Chrome para Android poderá desactivar Javascript nas ligações 2G


A Google tem feito algumas alterações um pouco polémicas para acelerar o carregamento de páginas no Chrome e agora prepara-se para fazer mais uma.

Uma alteração feita ao Chrome para Android vai desactivar automaticamente os scripts quando a ligação tiver uma velocidade lenta (ligação 2G ou inferior) de modo a acelerar o carregamento das páginas. Será uma forma de potencialmente exibir informação que de outra forma poderia demorar dezenas de segundos - ou até minutos - a aparecer; mas que por outro lado também faz com que todas as páginas que dependem de scripts para funcionar correctamente deixem de funcionar.

Felizmente, isto é um problema que é minimizado pelo facto deste bloqueio dos scripts apenas se realizar no caso dos utilizadores terem activado a opção de poupança de dados Data Saver. Sendo que nesse caso já terão indicado estarem interessados em poupar dados, e estarem dispostos a lidar com os potenciais efeitos secundários dessa escolha. Adicionalmente, nestas páginas será apresentada uma mensagem no fundo do ecrã a informar que a página foi alterada para poupar dados, bastando tocar no "ver original" para que o browser carregue e apresenta a página na íntegra com os scripts.

Neste momento a Google ainda não revelou em que versão do Chrome é que tenciona activar esta opção (actualmente em testes através da flag #enable-noscript-previews) para o público.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)