2018/08/16

Chromebook Pixel sem direito a mais actualizações


Normalmente usamos os computadores até que algo avarie ou fiquem tão obsoletos que já não sejam capazes de correr software actualizado; menos comum é descobrir-se que temos que parar de os utilizar porque simplesmente deixarão de ter software actualizado que garanta a sua segurança.

Os Chromebooks podem ser máquinas atractivas, mas a Google esquece-se de dizer que ao contrário de um portátil normal, quando se opta por um destes portáteis, ficamos também com uma "data de morte anunciada" pendente. Quem tiver investido no primeiro - e dispendioso - Chromebook Pixel da Google, de 2013, será agora confrontado com o aviso de que não terá direito a mais actualizações do Chrome OS.


É certo que são 5 anos, mas a questão é que se está a falar de um computador que tem hardware que ainda permanece completamente funcional para a função pretendida. Se fosse um computador genérico, poderia levar um Windows 10 sem dificuldade e continuar a ter acesso aos novos Chrome que fossem lançados - assim... torna-se numa bomba relógio até que surja uma vulnerabilidade que não vá ser corrigida... (com a alternativa a ser instalar um Windows 10 de forma problemática ou optar por instalar Linux e lidar com algumas "esquisitices" - ambas opções longe do desejável para uma máquina onde apenas se gostaria de ter o Chrome actualizado e funcional).

Moral da história: quando considerarem um Chromebook, não se esqueçam do "prazo de validade" após o qual será bastante complicado dar-lhe uso.

7 comentários:

  1. Não deveria ser permitido...
    Isto é obsolescência programada ao mais alto nível. :(

    ResponderEliminar
  2. Um produto do Google que não tem mais atualizações? Onde já vimos isso? :-D

    ResponderEliminar
  3. Um desilusão total de facto. Acho que nunca vou comprar um chromebook por causa disto

    ResponderEliminar
  4. Chromebook ... Nope , especialmente quanto o meu portátil foi actualizado de Windows 7 para Windows 8 de Windows 8 para 8.1 e finalmente 10 e está na última release.. Microsoft doing it right

    ResponderEliminar
  5. Dá para pôr uma Linux Distro nisso acho eu,mas de facto isso é péssimo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, mas pelo menos na altura em que explorei isso, havia uma série de "chatices" a acompanhar...

      Eliminar