2018/08/08

Como activar as fotografias em RAW no ZenFone 5


A Asus surpreendeu o mundo ao lançar o ZenFone 5Z com um preço hiper-competitivo que bateu toda a concorrência, sendo um dos modelos com Snapdragon 845 mais barato do mercado, mas o seu congénere ZenFone 5 permanecia aparentemente sem uma funcionalidade que seria esperada: o suporte para fotografias em RAW.

A para do 5Z a Asus lançou também o ZenFone 5, que partilha grande parte das características do 5Z, nomeadamente a nível das câmaras, com um sistema de dupla câmara traseira (12 MP, f/1.8, 24mm, 1/2.55", 1.4µm, 4-axis OIS, PDAF; 8 MP, f/2.0, 12mm, 1/4", 1.12µm, sem AF) que é capaz de proporcionar resultados muito superiores aos que o ZenFone 4 conseguia obter.


A Asus tem vindo a disponibilizar várias actualizações para estes dois smartphones, sendo que a última a ser distribuída, chega com muitas novidades no software da câmara. No fórum de discussão da Asus podemos consultar a lista de alterações, havendo um aspecto merece ser destacado, pois no caso do ZenFone 5 não temos o formato RAW.

Tendo em conta que os dois smartphones têm exactamente o mesmo sistema de câmaras e software, esta diferença na actualização não fazia o mínimo sentido, pelo que tentámos esclarecer a situação.

A tarefa acabou por ser mais complicada do que o esperado, pois a internet está inundada com esta notícia, mas sem que seja explicado como é que se activa o referido formato RAW. Depois de muita pesquisa, lá conseguimos encontrar as instruções para activar esta funcionalidade, que só está disponível no modo Pro de fotografia.


Para activarem a gravação das imagens em formato RAW, terão que activar o modo Pro e de seguida aceder às definições, clicando na roda dentada. No parâmetro da resolução da câmara , têm que escolher a opção 4:3, que passa a estar disponível com a última actualização.



A interface da câmara passa a apresentar a informação do formato RAW no canto superior esquerdo.


Na galeria, as imagens vão passar a apresentar a classificação do formato. Se pretenderem visualizar as imagens RAW (em separado) na galeria, têm que activar essa opção nas definições.


Com esta alteração, vão poder gravar as fotografias em formato RAW, para mais tarde editarem no PC. Devem no entanto ter em conta que, estas imagens vão ocupar muito mais espaço de armazenamento.

3 comentários:

  1. As fotos em RAW estão com problema de exposição. As fotos ficam com maior exposicqo no meio da foto como se fosse uma vinheta. Quem percebeu isso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Daí serem em RAW. Estás a ver a imagem tal como é apanhada pelo sensor; para ficarem "decentes" terás que aplicar as correcções respectivas (que o smartphone já aplica automaticamente quando tira a foto em modo "normal").

      Eliminar
  2. o problema é que a imagem não está sendo apanhada pelo sensor como deveria em raw. tenho uma dslr e tirei uma foto em raw e comparei com a fotos do smartphone também em raw. Ok, são sensores diferentes mas a diferença é enorme, por isso acho que está com problemas.

    ResponderEliminar