2018/08/13

CPUs Intel de 9ª geração chegam em Outubro


Quem estiver a pensar comprar um computador poderá querer aguardar mais um pouco, pois a nova geração de CPUs Intel deverá chegar já no início de Outubro.

A Intel deverá revelar a 1 de Outubro a sua nova gama de CPUs Core i9, i7 e i5 de 9ª geração, que poderão não ser o upgrade que muitos desejariam. Isto porque a Intel continua com dificuldades (ou sem interesse) em fazer a transição para o processo de fabrico de 10nm, agora adiada para 2019.

Adicionalmente, a Intel fez algumas opções estranhas para esta geração, removendo o hyperthreading da maioria dos CPUs, que assim passam a ter o mesmo número de "threads" que o número de "cores", com algumas excepções. O próximo topo de gama deverá ser o Core i9-9900K (8/16) com 16MB de cache L3 e gráficos Intel UHD 620; sendo que Core i7 9700K sobe de 6 para 8 "cores", mas com apenas 8 threads devido ao abandono do hyperthreading; e o Core i5 9600K deverá ficar-se pelos 6-cores e 6 threads.

Felizmente que o desempenho não deverá ser prejudicado na maioria dos casos, pois em utilização normal e em jogos a diferença entre ter 6 ou 8 cores reais ou ter 12 ou 16 threads não será significativa; e nesta geração teremos novo aumento das frequências, especialmente nos modos turbo mesmo com a utilização de 4 ou mais cores. Não deverá demorar muito para que comecem a surgir benchmarks destes novos chips, para ver que tal se comportam face à geração anterior e aos mais recentes CPUs da AMD.

2 comentários:

  1. Não foram estranhas (as alterações).... Quase de certeza que se deve ao Meltdown e Spectre

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. deve se a lineup da AMD..
      ridículo até por parte da Intel, 3 gerações em curto espaço de tempo.. e requerem chipset novo ou seja novas boards..

      Eliminar