2018/08/30

Falha na rede da Tesla deixou clientes sem acesso aos seus carros


As muitas vantagens dos Tesla estarem permanentemente ligados à internet não evita que ocasionalmente possam também demonstrar as desvantagens dessa dependência. O sistema da Tesla esteve inacessível durante o dia de ontem, impossibilitando o acesso dos proprietários aos seus veículos a partir da app.

Ao tentar aceder ao seu veículo a partir da app tudo o que os donos de Teslas podiam ver era uma mensagem a indicar que a ligação ao seu carro estava a dar erro. Isto não só impedia que monitorizassem o estado do carregamento (para retirarem o veículo do posto de carregamento após ficar com a carga completa), como também impedia que abrissem as portas - algo que se torna ainda mais problemático para os donos dos Model 3, onde a utilização app é o método utilizado para abrir as portas e ligar o automóvel.


Da última vez que houve problemas deste tipo, a Tesla disse que os donos dos Model 3 poderia continuar a usar o smartphone como chave mesmo sem ligação à internet, mas que para isso seria necessário que mantivessem a sessão aberta na sua conta Tesla. No caso de terem feito logout, arriscam-se a não poder entrar no seu carro.

Coincidência ou não, a Tesla também está a lançar uma actualização que adiciona mais algumas medidas de segurança anti-roubo, possibilitando definir um código PIN para desbloquear o automóvel e também melhorando o sistema de encriptação das suas chaves wireless. Algo que deverá estar a ser feito em resposta a uma série de roubos de Teslas na Europa, suspeitando-se que tenham sido feitos através do sistema de "retransmissão" dos sinais das chaves wireless.

... De qualquer forma, preparem-se para um futuro em que nos arriscamos a não poder entrar no carro (ou em casa) porque um qualquer serviço de internet foi abaixo.

1 comentário:

  1. "... De qualquer forma, preparem-se para um futuro em que nos arriscamos a não poder entrar no carro (ou em casa) porque um qualquer serviço de internet foi abaixo."
    Há coisas que devem ser "não smart"...

    ResponderEliminar