2018/08/30

Samsung apresenta TV QLED 8K na IFA


Já seria de esperar que a Samsung não deixasse passar a TV OLED 8K da LG sem resposta, e por isso trouxe até à IFA 2018 a sua TV QLED 8K Q900FN, que tem a particularidade de ser um modelo que a Samsung irá vender em breve.

Este televisor QLED 8K Q900FN de 85" ainda não recorre aos micro-LEDs que tanto ansiamos, mas não é por isso que deixa de ter argumentos para cativar a atenção de todos. Para além da tecnologia QLED e de ter um brilho máximo (de pico) de 4000nit e suporte para HDR10+, este modelo conta ainda com um sistema de upscaling com AI que promete tirar o melhor partido da resolução 8K mesmo a partir de conteúdos 4K ou Full HD (esperemos que seja algo ao estilo dos algoritmos de super-resolução e de melhoramento de imagem que temos visto nos últimos anos).

Também de interesse é a utilização do sistema de cabo único da Samsung, que utiliza um cabo transparente para evitar que a colocação do ecrã na parede seja acompanhado de um emaranhado de cabos pendurados (e sim, leva o sinal de vídeo e também a alimentação). E não falta o modo que permite criar a ilusão de "televisão invisível", apresentando como imagem de fundo uma foto da parede.

A Samsung ainda não revelou o preço nem a data de lançamento deste televisor, mas será preciso estar consciente que comprar um ecrã 8K nesta altura será bastante arriscado, considerando que os conteúdos 8K estarão a muitos anos de distância (basta usar como referência que conteúdos temos actualmente em 4K HDR, ou até mesmo em 4K sem HDR). Quando esses conteúdos chegarem, não me admiraria que também fossem acompanhados de novos sistemas de compressão e HDR, que já não fossem completamente compatíveis com estes modelos pioneiros.

Ainda assim, já sabemos que para se chegar ao ponto que se deseja é preciso haver quem dê os primeiros passos... e por isso só temos a ganhar com uma "guerra pelo 8K" com os diversos fabricantes a competirem entre si para nos trazerem essa tecnologia a preços que - um dia - serão acessíveis.


Actualização: já estão disponíveis em Portugal, com preço a começar nos 4999 euros.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)