2018/08/29

Google Go aprende a ler sites em voz alta


A app do Google para o Android Go ganha a interessante funcionalidade de ler páginas web em voz alta, disponibilizando uma forma adicional de consumir conteúdos na web.

Embora não faltem conteúdos em vídeo e áudio na web, a verdade é que a maioria da informação continua a estar em formato escrito. Um formato que pode ser conveniente para se ler quando se está parado, mas que não é nada prático de usar quando se está a caminhar, a conduzir, ou a fazer exercício. A Google quer facilitar o acesso a essa informação, e por isso deu ao Google Go a capacidade de ler as páginas.


O sistema pode ser equiparado a um conversor instantâneo de páginas web para podcast (a Google recorre a AI para determinar que partes da página terão os conteúdos de interesse, evitando ler as coisas "sem interesse") já que o utilizador pode ajustar a velocidade de leitura, e também com o detalhe simpático das palavras lidas se irem iluminando.

Diz a Google que o seu objectivo é facilitar o acesso à informação ao próximo milhar de milhão de pessoas que ainda não está ligada à internet, e não posso deixar de pensar que um sistema como este até pode permitir que uma pessoa que não saiba ler nem escrever consiga aceder à informação que procura: fazendo pesquisas por voz e obtendo as páginas lidas em resposta. Dá que pensar.

2 comentários:

  1. Julgava que isto já estava disponível nativamente no Android!

    ResponderEliminar
  2. já muitas vezes tinha pensado que seria interessante ter esta funcionalidade, por exemplo para 'ouvir' o Aberto até de madrugada enquanto caminho de e para o trabalho :)

    ResponderEliminar