2018/08/05

NASA lança rover open-source para que todos possam criar o seu


Criar um rover para explorar outros planetas é algo que habitualmente custa centenas de milhões de euros, mas que a NASA quer tornar mais económico lançando um rover open-source para que todos possam "brincar".

Depois do Curiosity ter chegado a Marte, o Jet Propulsion Laboratory da NASA quis criar uma versão simplificada e mais pequena que pudesse ser usada nas escolas para demonstrações e experiências. O resultado foi o ROV-E... que infelizmente continuava a ser demasiado complexo e dispendioso para as escolas.

Em resultado disso surgiu um novo projecto. Este rover open source usa uma estrutura idêntica à do Curiosity, mas bastante simplificada e usando componentes comuns, fáceis de arranjar, e que o deixam dentro do orçamento que uma escola poderá dispensar para projectos científicos (cerca de $2500). Sem grandes surpresas, no cérebro encontramos um Raspberry Pi, e não faltam infinitas possibilidades de personalização do rover com diferentes sensores ou alterações para o tornarem apto a lidar com a "missão" pretendida.


Os interessados podem encontrar toda a informação no GitHub, e agora é só começarem a familiarizar-se com todos os detalhes do projecto, para que estejam prontos a defender a "necessidade" de criarem um destes rovers no próximo ano lectivo. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)