2018/08/06

NASA selecciona astronautas para primeiras missões comerciais


A NASA já seleccionou o grupo de astronautas que irá para o espaço a bordo das cápsulas da Boeing e SpaceX.

Depois de nos últimos anos ter estado dependente da boleia russa para enviar os seus astronautas para o espaço, os EUA preparam-se finalmente para voltar a ter essa capacidade, por meio das parcerias com empresas privadas - e os primeiros astronautas para o fazerem já foram seleccionados.

Se tudo correr conforme planeado, a primeira missão tripulada da SpaceX ocorrerá já em Abril do próximo ano, com Bob Behnken e Doug Hurley a bordo da cápsula Crew Dragon. Alguns meses depois será a vez de Eric Boe, Chris Ferguson e Nicole Aunapu Mann embarcarem na cápsula Starliner da Boeing. Ambas as cápsulas têm capacidade para transportar até sete astronautas, contam com sistemas autónomos de docking na ISS, e possuem sistemas de escape de emergência que podem afastar a cápsula do foguete que as impulsiona, caso haja necessidade disso.

Curiosamente, onde ambas as cápsulas diferem é que a SpaceX optou por aterrar a sua cápsula na água (como tem sido tradição desde as origens do programa espacial norte-americano), enquanto que a Boeing optou por fazer aterrar a sua cápsula em terra (com ajuda de airbags adicionais para amortecimento), à semelhança das cápsulas Soyuz russas. A SpaceX tinha inicialmente referido que a Crew Dragon poderia aterrar em terra usando retrofoguetes, mas entretanto parece ter abandonado essa ideia.

O próximo ano vai estar repleto de grandes acontecimentos para os que se interessam pela aventura espacial! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)