2018/08/06

Notícias do dia

Epic abre precedente com Fortnite fora da Play Store; Google Maps na web ganha globo terrestre 3D; partilha de localização no Google Maps passa a mostrar nível de bateria; Magic Leap poderá desiludir com campo de visão bastante limitado; NASA selecciona astronautas para primeiras missões comerciais; Hyundai Kauai eléctrico faz 510Km com uma carga de bateria; Tesla dispensa Nvidia e aposta em hardware próprio para condução autónoma; câmaras Arlo ficaram temporariamente inacessíveis; e ransomware SamSam já rendeu 6 milhões de dólares.

Antes de passarmos às notícias de hoje, não se esqueçam que já estamos no último dia para se habilitarem a ganhar uma mochila Xiaomi para portáteis. Amanhã chega novo gadget da semana.

Track Mode no Tesla Model 3 adiciona funcionalidades em vez de as retirar



Quando se fala de activar "modos desportivos" nos automóveis, normalmente isso está associado a desligar algumas das funções de segurança, como o controlo de estabilidade e tracção. No Tesla Model 3, a Tesla diz que o futuro Track Mode não desactiva nada, apenas adiciona algumas funcionalidades e afinações especiais.

Com ou sem o Track Mode activado, o Model 3 tem exactamente o mesmo desempenho nas acelerações e travagens (ambas de referência para a classe em que se insere); a diferença é que a Tesla afinou a travagem regenerativa de modo a ser mais agressiva, e que permite controlar melhor a trajectória nas curvas mediante um simples levantar do acelerador para criar um efeito de sobre-viragem. Adicionalmente, em vez do carro entrar em modo limitado em caso de temperatura excessiva, agora isso será feito de modo gradual, reduzindo a potência até que a temperatura entre em valores aceitáveis.


Editoras processam ISP Cox por não expulsar clientes piratas



As editoras continuam a achar que a repressão é a melhor solução contra a pirataria - na Rússia, 5 anos de fortes medidas de bloqueio de sites pirata tiveram um impacto nulo  - e agora a Sony Music Entertainment, EMI Music, Universal Music, Warner Bros Records, e várias outras avançam com um processo de mil milhões de dólares contra o operador de internet Cox, dizendo que este não tem cortado o acesso aos clientes "pirata".

As editoras dizem que o operador ignorou milhares e milhares de queixas feitas contra clientes seus que fizeram downloads ilegais, e que por isso será responsável por compensar as editoras pelas músicas obtidas ilegalmente. Vai ser interessante ver no que dá...


HERE actualiza modalidades de acesso aos seus mapas



Em resposta às alterações feitas pela Google no acesso ao Google Maps, a HERE alterou também as suas modalidades de acesso, sendo que a mais pertinente é a criação de uma modalidade freemium gratuita bastante mais apelativa que a anterior.

O anterior acesso gratuito permitia apenas 15K transacções por mês, um número bastante reduzido que se poderia esgotar rapidamente. Agora, a nova modalidade gratuita permite 250K transacções por mês, o equivalente à anterior modalidade standard que tinha uma mensalidade de $119. Uma boa alteração para todos os que precisarem do acesso a mapas.


JD abre loja sem funcionários na Indonésia



Enquanto a Amazon vai testando timidamente a sua loja sem funcionários, a gigante do comércio online JD não só já abriu mais de 20 lojas na China como agora se expande internacionalmente com a abertura da sua primeira loja sem funcionários na Indonésia.

Tal como a loja da Amazon, estas lojas recorrem a muitas dezenas de câmaras e sensores para seguirem os clientes e saberem automaticamente aquilo em que eles pegam. A este ritmo, estimo que não vá demorar muito a espalharem-se por muitos mais países... e vai ser interessante ver se estas lojas funcionam em territórios onde exista maior predisposição para tentar "enganar" o sistema. (Por cá, já vi algumas lojas que tinham investido em caixas self-service e que depois as retiraram para instalar caixas de saída tradicionais com funcionários...)


Curtas do dia


Resumo da madrugada




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)