2018/08/06

Caixa externa USB 3.0 para discos de 2.5" a €5


Transformar um disco SATA de 2.5" num disco externo é algo que qualquer pessoa pode fazer, por um valor bastante mais baixo do que provavelmente imagina.

Quem lida com computadores inevitavelmente chegará a um ponto em que decidirá fazer um upgrade - por exemplo, trocando o disco do seu portátil por um SSD - e nessa altura coloca-se a questão: o que fazer com o disco antigo? A opção mais lógica é continuar a dar-lhe uso (nem que seja para efeitos de backup) e isso é algo que pode ser feito de forma bastante simples e económica.

Adaptadores USB para discos como este da Orico, actualmente disponível por apenas 5.19 euros, permitem que qualquer pessoa transforme um disco SATA de 2.5" num disco externo portátil USB, sem necessidade de ferramentas.

O processo é tão simples quando se pode imaginar: abrir a caixa, colocar o disco lá dentro, e já está. Depois basta ligar a ficha USB 3.0 a qualquer computador para se poder ter acesso a este disco externo, para se usar como se achar mais conveniente.

Utilizá-lo para backups que se mantenham desligados do computador é uma boa opção contra potenciais ataques de ransomware. Sendo que o seu tamanho compacto também o torna numa boa opção quando há necessidade de transportar centenas de gigabytes para qualquer lado, ou até para garantir que as fotografias tiradas durante as férias não ficam exclusivamente dependentes do cartão de memória da câmara ou do computador portátil para onde as descarregarem (quer se queira quer não, os roubos acontecem - e um disco externo passa mais despercebido que um portátil ou câmara digital.)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)