2018/08/06

Reino Unido preocupado com actualizações da Huawei


O Reino Unido está preocupado com a utilização de equipamento da Huawei, e a questão está relacionada com a falta de actualizações de software... embora desta vez se trate de software de uma empresa norte-americana e não da Huawei.

Nos equipamentos de telecomunicações a Huawei utiliza o sistema operativo de tempo real VxWorks, da empresa norte-americana Wind River. O problema é que a versão que a Huawei utiliza deixará de receber actualizações de segurança em 2020, sendo um prazo bastante curto para equipamento que previsivelmente poderá ser mantido em funcionamento durante muitos mais anos.

Embora uma investigação não tenha descoberto qualquer indício de que a Huawei teria optado deliberadamente por uma versão prestes a ficar obsoleta, permanecem as preocupações de que toda a infraestrutura de comunicações britânicas poderá ficar em risco a partir dessa data, bastando descobrir-se uma vulnerabilidade naquela versão do VxWorks. (Se calhar, em vez de estarem tão preocupados com potenciais espionagens chinesas através de um software sem actualizações, talvez fosse melhor consideraram a possibilidade de já estarem a ser alvo de espionagem por parte de quem faz o software utilizado... ;P )

Seja como for, o que se pode concluir daqui é que a questão das actualizações e suporte continuado é algo transversal a todo o universo tecnológico. E mais do que a falta de actualizações em smartphones que se trocam a cada dois ou três anos, isto torna-se especialmente crítico no caso de equipamentos que poderão manter-se em funcionamento por uma dezena de anos ou mais.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)