2018/08/03

Partilha de localização no Google Maps passa a mostrar nível de bateria


Depois de ter feito regressar a partilha da localização ao Google Maps, a Google adiciona agora o nível da bateria à informação que também é partilhada com os amigos.

A partilha da localização nos serviços da Google tem tido um percurso algo atribulado. Depois de ter nascido com uma app dedicada - o saudoso Google Latitude - passamos pela fase "negra" da Google matar a app e tentar forçar os utilizadores a usarem a partilha da localização através do Google+ (que bem sabemos no que resultou), até finalmente voltar a disponibilizar esta funcionalidade no Google Maps.

Saber por onde andam os familiares e amigos mais chegados é útil, mas por vezes isso não basta. Agora, a informação da localização é acompanhada pelo nível da bateria no equipamento utilizado.


Desta forma, passamos a ter uma ideia mais concreta do local onde a pessoa está e do estado do seu smartphone. Por exemplo, se virmos que a bateria se começa a aproximar de um nível reduzido, podemos decidir telefonar-lhes para confirmar se está tudo bem (ou por outro lado, evitar telefonar para não os fazer gastar um pouco mais de bateria).

... Por outro lado, é uma funcionalidade que invalida a (frequente?) desculpa de não atender ou devolver uma chamada dizendo que se estava "sem bateria" - pelo menos, entre as pessoas que partilharem a sua localização no Google Maps. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)