2018/08/21

Netflix tenta evitar pagamento via iTunes no iOS


Tal como outros têm feito para evitar o pagamento das comissões nas lojas de apps, parece que também a Netflix se prepara para o fazer no caso dos utilizadores iOS, evitando o pagamento via iTunes / App Store.

Recentemente tivemos o caso do Fortnite para Android, que nem estará disponível na Play Store e que assim evita o pagamento de comissões (embora isso não fosse impeditivo, poderia estar disponível e direccionar os utilizadores para formas de pagamento alternativas); e agora temos a Netflix a testar algo idêntico. Em cerca de 30 países, em vez de se limitar a opção de subscrever o serviço com pagamento via iTunes, a app da Netflix para iOS está a direccionar o utilizador para o pagamento na web, como acontece para os utilizadores nas outras plataformas.

Há que ter em conta que a app da Netflix é uma das que mais factura na iOS, devido à sua mensalidade recorrente, e que a comissão que eventualmente poderá poupar ao não usar a Apple como intermediária ascenderá seguramente a muitos milhões de dólares.

O descontentamento com a comissão nas mensalidades não é novo, sendo que já no passado o Spotify também recomendou aos utilizadores que subscrevessem o serviço via web em vez de o fazerem via App Store, para evitarem o pagamento dos 30% cobrados pela Apple. Em resposta a Apple aceitou reduzir a comissão nas mensalidades para 15% após o primeiro ano; mas ainda assim se pode compreender que haja quem prefira ficar com esses 15%.

Vamos lá ver como é que a Apple reage a este caso, e se outros decidem seguir esta tendência. É que no caso do iOS, e ao contrário do que acontece no Android, onde apps como o Fortnite podem ser distribuídas fora da Play Store, os developers estão obrigados a seguir as regras que a Apple decidir para a sua App Store.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)