2018/08/23

Nvidia facilita criação de vídeos falsos com vid2vid


Temos visto impressionantes ferramentas que permitem modificar vídeos com rostos, de modo a que repliquem o movimento feito por outras pessoas, e agora é a Nvidia a disponibilizar mais uma ferramenta open-source que facilita essa e outras tarefas.

O vid2vid da Nvidia é uma poderosa ferramenta de processamento de vídeo que tem uma vasta gama de possibilidades. Na sua essência, o vid2vid é uma ferramenta que facilita o processo de transformação de um vídeo noutro, e obviamente que as suas capacidades não se limitam a usos "maliciosos", embora também se tenha que considerar que inevitavelmente isso irá acontecer.


Com o vid2vid, é extremamente fácil segmentar o rosto de pessoas em vídeo, disponibilizando todos os parâmetros necessários para a sua manipulação.


Um dos exemplos mostra como facilmente se podem alterar características dos rostos, sendo que facilmente também se poderia alterar as imagens de fundo, ou da roupa, etc. Mas as coisas não se ficam por aqui.

Aplicado a um vídeo captado por um automóvel, com o vid2vid é também fácil segmentar os diferentes objectos (estrada, automóveis, árvores, edifícios).


E depois, com facilidade, se pode dizer que se quer remover os edifícios e que sejam substituídos por árvores; ou dizer que se querem remover as árvores e ver apenas os edifícios.

São efeitos que já seriam possíveis usando-se outras técnicas, mas que com este vid2vid se tornarão bastante mais rápidas de fazer e acessíveis a um maior número de pessoas. Não me parece difícil imaginar que daqui por mais alguns anos, se possa falar para o nosso assistente digital e dizer-lhe algo como: troca o céu azul daquele vídeo e adiciona umas nuvens de tempestade, apaga as pessoas indesejadas no lado direito, e os automóveis estacionados do lado esquerdo.

... E qual o passo seguinte? Se calhar, criar vídeos completamente falsos de raiz, a partir meramente das nossas descrições (os argumentistas se calhar vão adorar, retirar os realizadores da equação e fazer filmes directamente a partir das palavras. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)