2018/08/14

Nvidia revela nova geração de GPUs Turing


Embora se tenha que esperar mais um pouco para ficar a conhecer as novas placas gráficas da Nvidia para o sector de consumo, já se podem antever algumas das novidades que irão chegar, com a revelação dos novos GPUs Turing na sua versão para o sector profissional.

A nova geração de GPUs Turing da Nvidia foi revelada na SIGGRAPH, na vertente destinada ao sector profissional que trabalha na área da visualização. Estes novos GPUs reforçam a aposta no ray-tracing que tanto tem sido prometido ao longo das décadas, e que agora surge com aceleração por hardware dedicada, fazendo com que estes GPUs tenham uma potência 25x superior nesses cálculos face à geração anterior (10 mil milhões de  giga-rays por segundo).

Ainda assim, e como o cálculo ray tracing é extremamente "pesado", este GPU conta também com núcleos de processamento de machine learning e inteligência artificial, que são postos em uso para determinar em que partes da imagem se podem poupar raios, e também para "preencher" a imagem com melhor qualidade com base em menos pixels calculados.

A grande curiosidade está agora em saber quanta desta tecnologia é que irá ser aplicada nos GPUs destinados ao sector de consumo, mais interessado no desempenho nos jogos, já que uma placa gráfica Quadro RTX 8000 equipada com uma das versões de topo destes novos GPUs vai custar algo na ordem dos 10 mil dólares.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)