2018/08/22

OxygenOS 5.1.5 inclui Project Treble para o OnePlus 5 e 5T


Depois de todas as reviravoltas a propósito de ter o Project Treble disponível no OnePlus 5, a OnePlus faz chegar isso à sua série 5 através de uma actualização onde não é feita qualquer referência a esta novidade.

A aventura começou no final de 2017, quando a OnePlus informou os fãs de que, embora o OnePlus 5 e 5T fossem receber o Android 8.1, não iriam contar com suporte para o Project Treble, o novo sistema que facilitará o desenvolvimento e instalação de novas versões do Android - apesar de até ter sido feita uma petição a solicitar isso à marca.

As explicações das dificuldades técnicas dadas pela OnePlus caíram por terra quando, alguns meses depois, a comunidade fez chegar o Project Treble não-oficial aos OnePlus 5 e 5T; sendo que finalmente a OnePlus lá reconheceu o erro e também começou a testar isso, em fase beta. Agora, com o OxygenOS 5.1.5, o Project Treble chega oficialmente a todos os OnePlus 5 e 5T (embora a descrição da actualização nem sequer o mencione).


Embora seja uma excelente notícia para quem tem estes smartphones, importa referir que embora fiquem com acesso às vantagens do Project Treble, continuam a não ter acesso ao sistema de partições A/B que permite as actualizações "sem interrupções" (com a actualização a ser efectuada na partição alternativa à actual, e depois arrancando o sistema a partir daí - com a possibilidade de regressar ao sistema como estava anteriormente, na outra partição, em caso de algum erro inesperado). Isso é algo que só estará garantido nos smartphones que foram lançados de origem com Android 8.1.

Entretanto... já não deverá faltar muito para que todos os OnePlus a partir do OnePlus 3 (incluído) recebam a actualização para o Android P.

1 comentário:

  1. Valeu a pena a petição e a força da comunidade!
    Já estou muito mais contente com o meu OnePlus5T

    Já agora que estamos numa de OnePlus, existe um problema recente com o Waze em que só funciona ligando a opção de advanced optimisation nas opções avançadas de bateria enquanto não há uma correção

    ResponderEliminar