2018/08/12

Play Store implementa aviso do Fortnite não estar disponível


A Google já se está a preparar para lidar com as consequências indesejadas do Fortnite não ficar disponível na Play Store, começando por apresentar um aviso disso mesmo a todos os que pesquisarem pelo jogo.

A decisão da Epic distribuir directamente o muito aguardado Fortnite directamente e sem o colocar na Play Store da Google veio acompanhada de sérias preocupações de segurança, sendo certo e sabido que não irão faltar apps maliciosas a tentarem fazer-se passar por ele na Play Store e fora dela.

Quanto ao que se passa na Play Store, a Google parece estar a tomar atenção especial ao caso, tendo até implementado um alerta especial que informa os utilizadores de que o Fortnite Battle Royal (mal escrito e tudo: devia ser Royale) da Epic Games não está disponível na Play Store, e sugerindo o Battle Breakers da Epic Games como alternativa... seguido do rival PUBG Mobile da Tencent.

O maior problema é que a Google não terá forma de controlar o que se passa fora da Play Store. Com a Epic a pedir aos utilizadores que permitam a instalação de apps de fontes não oficiais, fica aberta a "caixa de pandora" para que alguns (muitos?) utilizadores se sintam tentados a testar outros APKs que prometam créditos extra, ou vidas infinitas, ou qualquer um de muitos chamarizes falsos com o único objectivo de fazerem com que os utilizadores instalem e executem uma app maliciosa.

... Vai ser interessante analisar o impacto que este Fortnite fora da Play Store irá ter a longo prazo...

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)