2018/08/13

Programas podem identificar developers que os escreveram


Os developers que pensassem poder manter o anonimato depois de compilarem os seus programas terão que repensar a sua estratégia, pois até um executável pode permitir identificar o seu estilo.

Confirmando que a programação tem tanto de "arte" como de técnica, dois investigadores - Greenstadt e Caliskan - demonstraram como é possível determinar com grande fiabilidade o developer que criou um programa com base no seu estilo de programação. O mais surpreendente é que isso não se aplica apenas ao código fonte, mas também pode ser inferido a partir dos próprios programas executáveis depois de compilados.

Um programa compilado converte o código fonte para os "zeros e uns" que são percebidos pelo computador, e muitas vezes conta com optimizações feitas pelo compilador. Mas ainda assim, o estilo de programação transparece de forma suficiente para identificar o criador do programa. Usando uma amostra de 62 programadores, este sistema conseguiu identificá-los com uma precisão de 95% quando lhes foi pedido que resolvessem 7 problemas difíceis; e mesmo quando usado com 7 programas "fáceis", de programação mais simples, foi possível identificá-los com 90% de precisão.

No futuro, estes investigadores querem descobrir ainda mais coisas com base no estilo de programação, sendo que num estudo preliminar já descobriram que podiam diferenciar com 90% de certeza programas criados por programadores canadianos e programadores chineses.

... Já se pode imaginar que em breve teremos situações bem complexas de programadores a imitarem o estilo de programação de outros programadores (ou outros países) para tentarem esconder a sua verdadeira origem...

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)