2018/08/21

Sensor de vibração Aqara Smart Motion Sensor a €10


A gama de domótica da Xiaomi já conta com um diversificado conjunto de sensores de baixo custo, e agora temos um novo que será ideal para detectar movimento através de vibração.

Quem utiliza o gateway da Xiaomi já estará familiarizado com os sensores para portas e janelas com activação magnética, ou o sensor de movimento PIR. Mas este novo sensor de movimento é diferente, e não só pode facilitar a instalação em diversos locais, como abre as portas a ainda mais possibilidades de automação.

Este sensor de movimento/vibração utiliza acelerómetros para detectar movimento, pelo que pode ser usado para substituir os sensores de portas e janelas sem que haja necessidade de usar a parte secundária com o íman, detectando o movimento caso haja movimento - mesmo nos casos em que se trate de detectar o movimento de uma porta ou janela parcialmente aberta, que o outro sensor não detectaria (por outro lado, não permitirá saber se a porta está realmente fechada... pelo que os outros sensores continuam a fazer sentido).


Como estes sensores são pequenos e completamente wireless, podem até ser aplicados a produtos - por exemplo, se tiverem receio que alguém em casa esteja a mexer numa peça que não deve... basta aplicar-lhe um destes sensores para detectarem até a mais pequena vibração.

Uma possibilidade interessante é também colocar um destes sensores na cama, e imediatamente se fica com um sensor que nos permite detectar quando vamos para a cama (podendo até servir para detectar quantas vezes nos mexemos durante o sono).


Este sensor de vibração Aqara Smart Motion Sensor está actualmente disponível por 10 euros, mas se tiverem sorte poderão tentar apanhar uma das primeiras 50 unidades vendidas a cada dia, por um preço de apenas 5 euros.

Um bom complemento para quem já for utilizador do sistema de domótica da Xiaomi. Não se esqueçam que precisam do gateway (ou saber como integrar estes sensores noutros sistemas ZigBee).

3 comentários:

  1. uma pequena correção, o sensor usa ZigBee e não Z-Wave

    ResponderEliminar
  2. Onde comprar um detector de vibrações para colocar encostado a um contador de água que permita fechar um relé que accionará um lâmpada ou campaínha para dar aviso de passagem de água?

    ResponderEliminar