2018/08/31

ShutUp10 garante privacidade no Windows 10


A evolução para o Windows 10 foi acompanhada por um aumento da monitorização dos utilizadores, mas há programas que nos ajudam a recuperar a privacidade, como é o caso do ShutUp10 da O&O.

A Microsoft tem feito alterações com as quais visa facilitar o controlo dos utilizadores sobre as opções de recolha de dados, mas a verdade é que isso continua a ser um processo bastante complicado, distribuído por diversos ecrãs, e que não nos dá controlo sobre algumas das coisas que são feitas nos bastidores e que poderíamos querer desactivar.

ShutUp10 é um pequeno utilitário que trata de fazer aquilo que a MS deveria disponibilizar de origem no sistema, centralizando o acesso a todas as opções e funcionalidades referentes à privacidade do utilizador, e permitindo desactivá-las de forma simples.

Para além de ser gratuito, tem a vantagem de ser um programa "portable" que nem sequer precisa de ser instalado. Basta executá-lo, desactivar as opções que se considerarem demasiado intrusivas no Windows 10, e já está.

4 comentários:

  1. Muito interessante. Obrigado.

    ResponderEliminar
  2. Já conhecia…
    Mas tem tantas opções que até fico baralhado!

    ResponderEliminar
  3. O WPD dá 10 a 0 a este.

    ResponderEliminar
  4. o pessoal preocupado com as cenas do windows 10. mas usam o google chrome, android e têm conta facebook ou youtube? ahahaha

    ResponderEliminar