2018/08/24

SurfSafe identifica potenciais fotos falsas na web


Vivemos numa altura em que não podemos acreditar em nada do que vemos na internet, e em resposta a isso já existem plug-ins que facilitam a descoberta de imagens falsas na web.

Tal como existem sites que se especializam na distribuição de notícias falsas, existem sites que se dedicam a comprovar o que é verdadeiro ou falso (como o Snopes.com). Mas a verdade é que nem toda a gente tem paciência para estar continuamente a verificar se tudo o que lhe aparece à frente é verdadeiro ou falso e é aí que este novo plug-in vem dar uma ajuda.

O SurfSafe é um plug-in para o Chrome que monitoriza atentamente as imagens que passam pelo nosso browser, e nos alerta quando é detectada uma imagem potencialmente suspeita - assim podendo evitar a proliferação de imagens falsas e manipuladas, que infelizmente circulam em excesso na net.

Os utilizadores têm também a possibilidade de reportar imagens como sendo propaganda, enganadoras ou adulteradas; mas interrogo-me sobre como é que os responsáveis por este plug-in lidarão com a inevitável questão de alguém que possa tentar usar isso para manipular o próprio sistema, criando milhares de utilizadores falsos que reportem imagens verdadeiras como sendo falsas, por exemplo.

... Pelo andar das coisas, um destes dias este tipo de plug-in ainda se torna algo que todos os browsers começarão a fazer de origem...





Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)