2018/08/23

Teclado GBoard prepara gestão simplificada do clipboard

A gestão do "copy-paste" é uma das coisas que nem sempre é implementada da melhor forma nos teclados virtuais, mas parece que a Google se prepara para fazer melhoramentos na gestão do clipboard no seu teclado Gboard.

O GBoard tem recebido várias actualizações, com as integrações com outras funcionalidades a serem um ponto em destaque. E agora, escondido no código da app temos referências a novidades a propósito de como será feita a gestão do clipboard.


Um dos aspectos que mais tem evoluído no mundo Android, têm sido os teclados virtuais. Nomes como o Swype e o SwiftKey contribuíram decisivamente para o desenvolvimento dos teclados que conhecemos hoje em dia. Desde há muito que sou um fã do Swype e nem o facto do seu desenvolvimento ter sido cancelado fez com que me convertesse (ainda) a outras propostas. Um aspecto no Swype que me é extremamente útil é a facilidade com que se faz um copy/paste, não tendo encontrado outro teclado que fosse capaz de o igualar neste campo. Mas este trunfo pode estar prestes a ser anulado com esta gestão melhorada do processo no GBoard.

Neste momento não passa de uma possibilidade, mas a concretizar-se, será por certo um dos aspectos a ter em conta por quem utiliza o copy/paste com frequência.

1 comentário:

  1. "Desde há muito que sou um fã do Swype e nem o facto do seu desenvolvimento ter sido cancelado fez com que me convertesse (ainda) a outras propostas. Um aspecto no Swype que me é extremamente útil é a facilidade com que se faz um copy/paste, não tendo encontrado outro teclado que fosse capaz de o igualar neste campo."

    E somos 2 exactamente com o mesmo sentimento. Enquanto continuar a funcionar e não existir outro que seja o consiga igual, não vejo razão para mudar.

    ResponderEliminar