2018/08/10

Windows 10 vai ganhar modo InPrivate Desktop para correr apps duvidosas isoladas do sistema


Depois de muitos anos de espera, a MS parece estar finalmente prestes a disponibilizar uma máquina virtual isolada no Windows 10 para se correrem apps duvidosas sem receios de que possam infectar o sistema com coisas indesejadas.

Quer fosse com recurso a apps como o Sandboxie ou máquinas virtuais criadas no Virtual PC, VMware ou Virtual Box, muitos utilizadores avançados não dispensavam manter uma máquina Windows virtual sempre à mão, para correrem todo o tipo de programas que não inspirassem confiança, repondo o estado original da máquina virtual assim que se terminasse o processo, para garantir que tudo continuava como sempre.

Pois bem, demorou, mas o Windows 10 vai finalmente disponibilizar uma funcionalidade idêntica, que será baptizada de InPrivate Desktop.

A ideia é precisamente a mesma, permitindo que, à semelhança do que se faz com o modo privado num browser, também os programas executados neste modo "privado" do desktop estarão completamente isolados do sistema real, não conseguindo infectá-lo com malware nem fazer qualquer alteração a definições, ou qualquer outra coisa.

É algo que todos os sistemas deveriam ter de raiz há muito, mas que por agora parece que no Windows 10 apenas estará disponível para as versões Enterprise do sistema. Esperemos que até que esta funcionalidade seja oficializada, a MS reconsidere e também a faça chegar aos Windows 10 Pro (pelo menos).

1 comentário: