2018/08/24

Windows 95 disponível como app para Windows, macOS e Linux


O Windows 95 ainda tem uma forte carga emocional para todos os que acompanharam o seu lançamento ao som do "Start me up", e agora é mais fácil reviver esses tempos com a sua disponibilização numa app condensada.

Embora sempre tenha sido possível correr o Windows 95 numa máquina virtual, o processo fica agora simplificado pela existência do Windows 95 como app disponível para Windows, macOS e também Linux.

Relembrando-nos de como as coisas mudaram nas duas décadas que nos separam deste sistema operativo, não deixa de ser curioso que este Windows em app ocupe apenas 129MB e gaste apenas 200MB de RAM enquanto está em funcionamento. (Como comparação, tenho aqui várias páginas web no Chrome que me indicam estarem a gastar entre 500 e 800MB, cada!)

Este Windows 95 permite-nos brincar com coisas como o MS Paint, Wordpad, e até o Minesweeper, para além de explorar todos os menus de parâmetros que se possam desejar, mas infelizmente (ou deverei dizer felizmente?) o Internet Explorer parece não estar ainda funcional. Algo que seguramente deverá ser corrigido em breve.

Agora interroguem-se novamente se faz sentido que os sistemas operativos modernos ocupem dezenas de gigabytes de espaço...

1 comentário:

  1. O problema que vejo para conseguirem colocar navegação na internet, é que qualquer site menos bem preparado, resultará imediatamente em dezenas de megabytes de download, o que poderá ser um pequeno problema...

    Ou não, se a coisa for bem feita, não é?

    ResponderEliminar