2018/09/14

Android 9 alterou poupança de bateria para os 99% e levanta questões sobre capacidades remotas da Google


Os utilizadores com smartphones Google Pixel e outros com direito ao Android P beta, depararam-se com uma situação algo misteriosa, quando os seus equipamentos passaram a activar a poupança de bateria aos 99%.

Há muito que o Android conta com um modo de poupança de bateria, que se pode activar manualmente, ou automaticamente assim que chegar a 15% ou 5% (sendo um pouco ridículo que não permita a cada utilizador definir o nível que bem entender, ou que se mantenha o modo activado enquanto se está a carregar o smartphone - mas isso seria outro assunto).

Mas alguns utilizadores depararam-se com algo bastante estranho nos seus Pixel, e modelos como o Essential Phone, Nokia 7+ e OnePlus 6 (estes com Android P beta), com o modo de poupança de bateria a ser activado automaticamente aos 99% de bateria.

A Google já veio esclarecer que se tratou de um teste que estava a ser feito internamente e que inadvertidamente foi lançado "cá para fora", e que entretanto já teria sido rectificado - mas o maior problema é que este incidente vem levantar algumas perguntas bastante incómodas: afinal, como é que se explica que a Google tenha alterado remotamente as definições das configurações dos smartphones dos utilizadores?

Uma coisa é ter no smartphone serviços que permitam detectar e remover apps maliciosas; outra bem diferente é estar sujeito a que, a qualquer momento, as definições do smartphone possam ser alteradas, quer seja propositadamente ou acidentalmente (como foi o caso), com consequências imprevisíveis. Imaginem que em vez de ser o modo de poupança de bateria fosse a activação do modo airplane, ou alguma configuração interna no acesso de dados que deixasse o smartphone incontactável, sem dados (e sem hipótese de receber a eventual correcção que fosse disponibilizada).

Vamos aguardar pelas explicações da Google sobre este incidente, que chega num péssimo momento em que já tanta desconfiança se tem sobre tudo o que é feito secretamente pelos equipamentos tecnológicos.

3 comentários:

  1. Aconteceu comigo no OPO 6 (beta 2), até ao momento pensei que tivesse sido um bug da beta. Desconhecia que tinha acontecido com outros utilizadores.

    ResponderEliminar
  2. WTF... ontem, pelas 20h30 ou 21horas, dei com o meu telefone em battery saver... Nem percebi bem, tinha bateria a 65%. Voltei ao normal e pronto.
    Mas saber que aconteceu a mais gente... E o meu telefone é um Xiaomi Redmi Note 4x, com ROM android 9 do XDA, nem sequer é um dos "oficiais"...

    ResponderEliminar
  3. Afinal parece que a Google consegue fazer actualizações em qualquer Android!
    Não terá a Google "metido os pés pelas mãos"?

    ResponderEliminar