2018/09/24

Android faz 10 anos


Hoje em dia tratamos os smartphones como algo tão convencional e natural, que até custa imaginar que há 10 anos atrás o mundo ainda olhava com estranheza para smartphones que não tivessem botões físicos...

O primeiro smartphone Android - o G1, com Android 1.0 - foi lançado pela T-Mobile a 23 de Setembro de 2008. Um smartphone que hoje em dia surpreenderia muitos daqueles que cresceram a brincar em tablets, por contar com um teclado físico e até uma pequena trackball, que seguramente iria deixar as novas gerações bastante intrigadas.

Ao contrário do primeiro "iPhone OS", que nem sequer permitia instalar apps adicionais, o Android 1.0 já vinha com uma loja "Android Market" que dava acesso a... meia dúzia de apps. E há que não esquecer que se estava numa era em que o Symbian da Nokia, o Windows Mobile da Microsoft e a BlackBerry, dominavam o mercado - e muitos gozavam abertamente com a possibilidade de um tal de iPhone poder ter sucesso...

Tal como tinha dito desde logo que o iPhone seria um sucesso, também disse que seria inevitável que o mesmo viria a ser ultrapassado pelo Android. Por muito "verde" que estivesse, seria apenas uma questão de tempo até que o Android fosse sendo refinado, ano após ano, até se tornar no produto que hoje conhecemos e que chega a milhares de milhões de pessoas em todo o mundo - mesmo aquelas que não possam pagar mais de 50 ou 100 euros por um smartphone.

Previsões quanto a como o Android irá estar daqui por mais uma década, isso é que já será mais difícil imaginar... Quem sabe se será desta que o mercado irá transitar para óculos de realidade aumentada que dispensem smartphones; ou o impacto que os dispositivos com ecrãs de dobrar ou enrolar poderão vir a ter no mercado?


P.S. É curioso revisitar os posts daquela altura, sabendo-se o que se sabe hoje. :)

2 comentários:

  1. Sem dúvida que surpreendeu bastante, eu sempre achei que iria ter sucesso e o facto que mais gostei foi o uso do Linux como base. Lembro de ter um HTC com o Windows mobile e depois passei para um Sony experia com Android, momentos nostálgicos que hoje ao mudar de smartphone já se da tudo como garantido.

    ResponderEliminar
  2. Há 9 comprei eu o HTC Magic - naquela promo altamente do desconto de 50€ + 50% da TMN :)

    https://abertoatedemadrugada.com/2009/07/tmn-htc-magic-metade-do-preco-o.html

    ResponderEliminar