2018/09/30

Criador da Web apresenta Solid como sendo a web do futuro e sob controlo dos utilizadores


Tim Berners-Lee acha que está na altura de devolver o controlo da web de volta aos utilizadores, e para isso propõe o Solid.

Embora a web tenha permitido criar a internet que conhecemos hoje, a visão da partilha global de informação entre utilizadores e serviços parece estar cada vez mais distante daquela que era pretendida. Actualmente, são cada vez mais os serviços e plataformas que se vão fechando cada vez mais sobre si próprios, para que os utilizadores passem o máximo de tempo lá.

O Solid propõe uma abordagem diferente, através da criação de Solid Pods que acabam por funcionar como repositórios pessoais que cada pessoa pode alojar localmente ou num servidor, e sobre o qual detém total controlo a nível dos dados que são privados, público, com quem os partilha, etc. A ideia é criar um formato open-source standard de interoperação para todo o tipo de dados e com controlo de acessos que garantam a segurança - sendo que o próprio POD pode ser usado como validação da identidade de cada utilizador.

Por exemplo, se instalassem uma nova app de bloco de notas, não teriam que passar por um proceso de registo, pois ao utilizar o vosso POD, os dados já eram automaticamente vossos - com a possibilidade de os partilhar, tanto em modo de leitura como de leitura e escrita, com quem quisessem.

Acaba por ser o mesmo conceito de "web" enquanto teia de ligações entre tudo, mas agora descentralizando os dados de forma a que possam estar nos dispositivos de cada utilizador em vez de estarem "algures" na cloud, sem que se tenha real controlo sobre quem é que os poderá ver...

3 comentários:

  1. Interessante e de quem vem , pode bem ser a nossa válvula de escape

    ResponderEliminar
  2. Afinal, há alguma esperança.

    ResponderEliminar
  3. Acho que já teremos solução melhor... vem no post de logo à noite. :)

    ResponderEliminar