2018/09/14

Desempenho do iOS 12 vs iOS 11


Estamos a poucos dias da chegada do iOS 12 e é inevitável muitos utilizadores com iPhones e iPads mais antigos fiquem receosos de saber se deverão fazer a actualização para este novo iOS. Felizmente, desta vez isso parece não ser problemático.

Ninguém retira o mérito à Apple de manter o suporte dos seus iPhones durante bastante tempo, fazendo chegar as mais recentes versões do iOS a iPhones com 4 e 5 anos (veja-se o caso deste iOS 12, que fica disponível para o iPhone 5S lançado em 2013). Por outro lado, alguns utilizadores de iPhones de longa data recordar-se-ão também que algumas destas actualizações fizeram com que iPhones mais antigos, que até se "mexiam bem", se tornassem muito mais lentos e incómodos de usar. Daí o receio natural que poderá existir entre quem tiver um iPhone 5S ou iPhone 6, antes de instalar este iOS 12.

Embora o iOS 12 final só fique disponível daqui por uns dias (a 17 de Setembro), já está disponível o iOS 12 GM (Golden Master) que será tão indicativo dessa versão quanto possível - a não ser que seja detectado qualquer bug crítico de última hora. E usando essa versão como referência, já temos vídeos comparativos que mostram o efeito do iOS 12 vs o iOS 11 nos iPhone 5S, 6, 6S, 7, assim como no iPad Air e Air 2.

Embora nalguns casos se notem alguns ligeiros atrasos (que não me parecem ser significativos), há também outros casos onde temos melhorias de velocidades - e que se tornam particularmente relevantes por serem em coisas que serão feitas incontáveis vezes ao longo do dia, como a activação do teclado. Por isso, parece-me que desta vez não haverá necessidade de ter receio de instalar o iOS 12, mesmo em modelos como o iPhone 5S, e que os utilizadores até irão descobrir que ficam melhores servidos com o mais recente iOS.


P.S. Também interessante, o último vídeo mostra as diferenças entre a primeira versão beta do iOS 12 e a sua versão final, sendo reveladora da evolução que houve (algo que se pode verificar logo no tempo de arranque do sistema, que passou para cerca de metade! :)

















4 comentários:

  1. Mas e a obsolescência programada?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está programada... :)
      O preço da troca das baterias já vai aumentar no final do ano, quem não trocar vai ficando mais lento.

      Eliminar
    2. Então quer dizer que as pessoas poderão trocar as baterias com custo mais baixo até ao final do ano? Essa Maçã do Mal já foi mais maligna...

      Eliminar
    3. ... Tendo em conta que só viram o preço reduzido em resposta à polémica do abrandamento secreto, não será o exemplo ideal. :)

      Eliminar