2018/09/26

Firefox Monitor alerta utilizadores potencialmente em risco


O Firefox expande ainda mais a sua parceria com o Have I Been Pwned e lança o Firefox Monitor para alertar utilizadores sempre que dados associados ao seu endereço de email possam estar em risco.

O Have I Been Pwned é um serviço que compila todas as bases de dados roubadas que vão ficando disponíveis publicamente na internet e que alerta os utilizadores caso o seu endereço de email apareça - e que até já permite verificar se alguma password também foi revelada. No entanto, é também natural que nem todos estejam dispostos a depositar a sua confiança num serviço que não conhecem... e daí a vantagem de agora poderem ter os mesmos benefícios através de uma entidade bastante mais conhecida.

O Firefox Monitor replica o serviço disponibilizado pelo Have I Been Pwned, bastando a qualquer utilizador preocupado inserir o seu email para ter acesso a um relatório sobre potenciais dados comprometidos.


Não se assustem (demasiado) se virem o vosso email ser referido em diversos ataques. Qualquer pessoa que ande pela Internet há alguns anos constará seguramente na lista, por conta de roubos de dados feitos a serviços como o LinkedIn, Dropbox... ou até o MySpace. O que isto significa é que deverão apressar-se a alterar as passwords nos serviços afectados - sendo imperativo, uma vez mais, relembrar que não se deve utilizar uma password repetida para diferentes serviços.

No caso de terem usado passwords seguras (leia-se: com 14 ou mais caracteres, incluindo símbolos, etc.) é pouco provável que uma hash possa ser revertida, mas mesmo assim, será sempre mais simples gerar uma nova password segura e ficar descansado... até ao próximo roubo de dados.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)