2018/09/02

Google acelera pesquisas repetidas - mas só no Chrome para Android

A Google sabe que todos os décimos de segundo contam para um utilizador à espera de ver resultados numa página web, e aplicou uma nova técnica que acelera drasticamente a apresentação dos resultados de pesquisas repetidas... mas só se estiver a usar o Chrome em Android.

A Google tem sido acusada de estar a transformar o Chrome no novo Internet Explorer, no sentido de que vão sendo cada vez mais as coisas específicas que só funcionam neste browser, e a última novidade do Google Search vem apenas confirmar esta situação. O novo sistema recorre aos Service Workers para guardar os resultados das pesquisas, de modo a que quando o utilizador faz uma pesquisa repetida, os resultados sejam apresentados de forma instantânea.

Ora bem, para além de ser algo que me parece que poderia ter sido igualmente conseguido de muitas outras formas, o problema é que, embora a maioria dos browsers modernos já suportem os Service Workers, este sistema da Google funciona unicamente no Chrome para Android - sim, nem sequer no Chrome para desktops funciona. Isto porque a Google diz que, para além dos Service Workers, este sistema depende do Navigation Preload para acelerar o processo, e que mesmo estando presente no Chrome para desktops, o seu desempenho não é satisfatório (estando dependente de outras partes do sistema operativo e das comunicações). Daí que tenha limitado a sua utilização ao Chrome para Android.

Já vi e ouvi muitas desculpas e explicações para tudo... mas dizerem-nos que um browser num sistema desktop não consegue ter o desempenho que se consegue ter num browser a correr num smartphone... essa é nova. Quantas mais coisas exclusivas será necessário ficarem limitadas ao Chrome para que seja necessário uma nova ronda a relembrar que as vantagens da web é a de usarem standards que estejam acessíveis a todos os browsers?

4 comentários:

  1. Contra mim falo. Mas confesso que começo a ficar farto destas manias da Google. Tenho de começar a retomar alguns servicos de concorrentes e esquecer a Google. É confesso que compreendo ainda mais a tendência de optar por iPhone. Por mt que me custe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. também pretendo fazer o mesmo. adeus android olá ios. a google faz tanta coisinha e ainda não meteu um útil adblock no raio do chrome. até o safari do ios tem

      Eliminar
  2. Boa tarde, bom a Google está a ficar com alguns ticks preocupantes, mas apontarem o IOS como alternativa é que me parece completamente descabido, despropositado e sobretudo desenquadrado do artigo e ainda poderia usar mais não sei quantos adjectivos, é que passo a explicar, se existe sistema que não é estar cheio de manias, é ele num todo uma mania é o IOS .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A questão não está relacionada com os ticks. Mas sim com a ideia de que fazem o que querem e lhes apetece. Acho que se tornaram numa empresa 100% focada em lucro.

      Eliminar