2018/09/25

Google Feed passa a "Discover" e fica disponível na página do Google (mobile)


A Google volta a mudar o nome dos seus cartões sugeridos / informativos, que eram conhecidos pelo Google Feed (depois de terem sido o Google Now), e que agora passarão a ser o Google Discover.

Existem algumas pequenas alterações visuais no Google Discover, que visam dar mais destaque aos temas de cada assunto apresentado, assim como um botão que permite rapidamente dar feedback e indicar que se quer ver mais / menos de um determinado estilo de notícias. Temos também suporte melhorado para conteúdos multilíngua, pelo que poderão ver sugestões tanto de artigos na língua nativa e também na língua secundária que desejarem utilizar; e também a sugestão de artigos que a Google ache serem relevantes para os interesses dos utilizadores, mesmo que sejam artigos ou vídeos já com alguns anos (foi algo que já me apareceu e mereceu o envio de feedback negativo... pois estava à espera de apenas ver conteúdos "recentes" nesta secção).

Mas a principal alteração é que o Google Feed Discovery passará a estar disponível também na página principal da Google na web, na sua versão mobile.


Era completamente ridículo que o "feed" apenas estivesse disponível na app da Google, impossibilitando o acesso via web - e mesmo se esta disponibilização na página web mobile da Google é um passo no bom sentido, apenas serve para relembrar como é ainda mais ridículo que essas sugestões não estejam igualmente disponíveis a partir de um browser desktop (sem que eventualmente se recorra a algum truque para simular que seja um dispositivo móvel).

Faz-me lembrar outro dos detalhes que vai merecendo o envio de feedback semanal para a Google, relativo à remoção da opção de partilha directa do artigo a partir directamente do "cartão", que obriga a que se tenha que abrir a página, fazer a partilha a partir do browser, e depois regressar; o que é incrivelmente frustrante depois de se ter tido a opção de partilha acessível directamente a partir do cartão.

4 comentários:

  1. Sempre a mudar o nome das apps, não admira que muitas não consigam utilizadores em massa mesmo que tenham potencial para tal!

    ResponderEliminar
  2. Parece que a comunicação entre os funcionários da Google não é das melhores...e faz lembrar a Apple com as tretas de nomes que arranjam para os seus equipamentos (New Ipad, iphone X, XS, XR, etc...)

    ResponderEliminar
  3. Pior ainda é mostrarem um certo "luxo" em terem os seus produtos em versão como que em modo de constante "beta"...

    Por um lado querem que acreditemos que são muito próximos do mundo dos informáticos (o apelo à constante procura pela inovação / sentimento "geek") mas por outro, tão rapidamente dizem que isso vai ser o futuro como logo a seguir largam esses"amores" e os jogam no lixo com desculpas totalmente esfarrapadas para que aceitemos sem questionar as suas razões...

    Poderíamos chamar a isto uma espécie de "capitalismo experimental que se alimenta do sentimento "geek" para estudar o mercado e assim decidir se os produtos têm potencial ou não"?

    ResponderEliminar
  4. - Google Now
    - Google Feed
    - Google Discovery
    - Google xxxxx?!

    Palpites para o próximo nome?!

    ResponderEliminar