2018/09/18

Google melhora reconhecimento de músicas no Assistant


O ano passado a Google surpreendeu-nos com o seu Now Playing, capaz de reconhecer e identificar músicas de forma contínua e sem acesso à internet. Este ano, a Google revela que aplicou a mesma tecnologia ao reconhecimento de músicas feitas na cloud através do Sound Search no Google Assistant.

Com o Now Playing, estreado no Pixel 2, a Google criou um sistema de reconhecimento de música que era suficientemente leve e compacto para poder correr num smartphone de forma contínua, apresentando o nome das músicas que se estivesse a ouvir no ecrã "always on" do smartphone. Mas isso acontecia apenas uma selecção de músicas populares que a Google ia actualizando... Agora, a Google optou por aplicar a mesma técnica de reconhecimento de música ao Sound Search no Google Assistant, que assim passa a contar com toda a potência da cloud para evitar constrangimentos.


Ao deixar de estar limitado pelos requisitos de ser algo que teria que funcionar localmente num smartphone em modo offline, a Google aproveitou a oportunidade para melhorar os parâmetros para o reconhecimento de imagem, uma vez que deixa de ser uma preocupação manter uma base de dados local que não poderia ocupar demasiado espaço; nem um processamento que não poderia ser demasiado complexo para não demorar demasiado tempo - nem consumir demasiada bateria - num smartphone.

O resultado é um "Sound Search" que fica mais apto que nunca a identificar as músicas que se queiram descobrir... mas com a condicionante de que poderá não funcionar muito bem em ambientes demasiado ruidosos ou em ambientes demasiado silenciosos (volume reduzido). Pelo que, embora seja algo que estará sempre à disposição... talvez continue a ser recomendável manter o Shazam ou SoundHound instalado.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]